Todeschini Granja Viana

Noticias

Você sabe a diferença entre MDP e MDF?

Qual a diferença do MDP e do MDF?

 

     O MDP – Medium Desinty Particleboard (Painel de Partículas de Média Densidade) - é formado por três camadas de chips ou cavacos de madeira, geralmente Pinus, sendo as duas camadas externas de menor gramatura e a interna de maior gramatura. E assim, o MDP está pronto e só falta o revestimento!

    Na Todeschini, utilizamos como revestimentos finais do MDP os acabamentos melamínicos (que são polímeros de altíssima resistência a riscos e umidade) fundidos a uma Baixa Pressão (BP) ou Lâminas de Madeira natural, com aplicação de tingimento, selador e verniz acrícilico!

Imagem relacionada

Imagem de MDP sem revestimento 

 

     O MDF – Medium Density Fiberboard (Painel de Fibras de Média Densidade)  por sua vez, é formado por madeira desfibrada em um processo semelhante a produção de papel. É um material uniforme, plano e denso, resultado da aglutinação dessas fibras com resina sintética, sendo, por sua homogeneidade, um material que permite a aplicação de cortes inusitados, usinagem em baixo relevo e entalhamento além de ser um melhor receptor de pinturas no geral. 

     Na Todeschini utilizamos como revestimentos finais do MDF: acabamentos melamínicos em Alta Pressão (AP), acabamentos de Polietileno Tereftalato (PET) modelados e texturizados, e pinturas poliuretânicas aplicadas com fundo Ultra Violeta por equipamentos automatizados e recebendo polimento de acordo com sua finalização (Alto Brilho ou Acetinadas)

Resultado de imagem para MDF

Imagem de MDF sem revestimento 

 

Onde utilizar cada um?

     Tanto o MDP quanto o MDF tem suas propriedades físicas que são melhores ou piores para cada situação determinada:

 

 
 

MDP versus MDF

 Elasticidade      Devido às suas 3 camadas e aos seus poros, o MDP possui leva a melhor nesse quesito
 Resistência a umidade      O MDP ganha nesse quesito de novo. Devido aos poros, o MDP consegue absorver mais umidade sem inchar
 Resistência a empenamento      Devido a sua elasticidade o MDP possui melhor resistência ao empenamento.
 Facilidade de corte      Enquanto o MDP precisa de cuidados para o corte, o MDF, por ser mais homogêneo, consegue adquirir formas mais inusitadas, permitindo usinagem e entalhamentos nas peças
 Recepção da pintura      Por conta de sua homogeneidade, o MDF é o mais adequado para recepção de tintas

 

Devido às suas diferentes propriedades, a Todeschini Granja Viana decide pelo melhor para o consumidor e trabalha com os dois materiais, utilizando cada um em sua devida aplicação!

 

 

Atendimento online




Você sabe a diferença entre MDP e MDF?




Você Conhece A Coleção Lifecolors?




aa Voltar